terça-feira, 31 de maio de 2016

Um gelado que se pode comer sem grandes culpas




Com o tempo mais quentinho e os miúdos sempre a pedir gelados, andei à procura de receitas de gelados que fossem fáceis e rápidos de fazer. Tenho uns 4 livros de gelados e têm receitas maravilhosas, mas que demoram algum tempo e quase todos com natas e ovos. Eu queria algo menos complicado e também um bocadinho mais saudável. 
Peguei na sugestão do "Casal Mistério" e juntei banana, frutos dos bosques e iogurte e sairam aqui estes  geladinhos. 
A verdade é que são tão rápidos de se fazer que já repeti a receita. Só tens de ter bananas bem maduras congeladas. A fruta pode ser à tua escolha. Eu tinha um saco de morangos e frutos do bosque congelados. Mas manga ou pêssego deverão ficar igualmente bons!




Gelados de Banana, Frutos do Bosque e Iogurte

Ingredientes:
(faz 12)

1/2 kg de morangos
1/2 kg de frutos do bosque
4 bananas congeladas partidas às rodelas
5 ch de sopa de leite vegetal
400 gr de iogurte grego natural
4 ch de sopa de xarope de agáve ( opcional)

No liquidificado bate as bananas congeladas até formar uma espécie de gelado. Junta o leite vegetal e bate até estar bem cremoso. Junta a fruta e o iogurte e tritura novamente até estar tudo bem combinado. Prova e se achares que está pouco doce junta o xarope de agáve ( ou geleia de arroz; ou mel ou açúcar). Os frutos do bosque tendem a ser um pouco ácidos e o gelado depois de congelado fica menos doce daí ter juntado o xarope de agáve, mas depende do gosto de cada um.
Verter nas formas e se quiser podes pôr mirtilos e morangos laminados . Leva ao congelador por umas horas e estão prontos a ser devorados!!

Simples e rápido ! 






segunda-feira, 16 de maio de 2016

Pannacota de Coco, Erva Príncipe e Ananás / Coconut, Lemongrass and Pineapple Panna Cotta ( Vegan)










A querida Elisabete do blog cozinha100segredos lançou um novo desafio Açoreano. Desta vez, o ingrediente dos Açores seria secreto!


Desde o queijo da Ilha, à manteiga, às compotas ( de maracujá, batata doce, araçá, goiaba vermelha, etc), ao mel, ao vinho, os licores, ao chá....existem inúmeras possibilidades de criar uma receita fantástica!


O meu ingrediente secreto é: o lindo e maravilhoso  ananás dos Açores.





Quando há uns anos fui passar férias a S. Miguel, uma das visitas que fizemos foi às estufas de ananás. São tão bonitos, desde os mais minúsculos aos maiores! Estas fotos já têm uns anitos mas consegue-se ver bem a dimensão da estufa e como nasce a fruta. Aqui ainda eram pequenitos !





Adorei a visita, até porque não fazia a menor ideia de como cresciam os ananases! Foi introduzido na ilha no século XIX e desde aí a produção não parou tanto para consumo próprio como para exportação.



Um fruto sumarento e doce que cria sobremesas deliciosas.

Para este desafio, pensei numa pannacota com este ananás caramelizado. O resultado? Uma sobremesa indulgente, cremosa e rica com o sabor cítrico da erva príncipe a contrastar com o doce da fruta. Uma combinação vitoriosa! Acabou por sair uma sobremesa com os sabores asiáticos que eu tanto gosto !



Pannacota de Coco, Erva Principe e Ananás / Coconut, Lemongrass and Pineapple Panna Cotta 
(adaptada daqui )


Ingredientes:



1 cháv e 1/3 de creme de coco ( podem substituir por igual quantidade de natas, deixando de ser uma receita vegan)

1 cháv e 2/3 de leite de coco
3 talos de erva principe
1/2 cháv de açúcar
raspa e sumo de uma lima
1 pacote de gelatina
4 ch de sobremesa de iogurte grego ( opcional)


Para a cobertura de ananás:



metade de um ananás dos Açores

4 ch sopa de açúcar
2 nozes de manteiga


Num tacho junta  o creme e o leite de coco e os talos da erva principe ( bate-os primeiro com um martelo de cozinha para largarem mais sabor). Leva ao lume e junta a raspa e o sumo da lima. Junta também o açúcar. Quando começar a ferver, baixa o lume e deixa cozinhar durante uns 3 minutos. Retira do lume e deixa repousar durante 5m. Enquanto isso, hidrata a gelatina em pó em meia cháv de água durante uns minutos. 

Coa o leite de coco e descarta os talos e a raspa da lima. Junta a gelatina e mexe bem para a dissolver no liquido quente. Junta o iogurte grego ( quem quiser uma versão vegan, omite esta parte) e mexe bem para o incorporar. Volta a coar. 
Põe o liquido em forminhas ou copos e leva ao frio durante pelo menos 2h até estar sólido.


Para a cobertura, retira a casca e o caroço central ao ananás. Parte-o em pedacinhos.

Numa frigideira anti-aderente, põe o açúcar ao lume com um pouco de água. Não mexas com a colher de pau, roda só a frigideira para o açúcar não cristalizar. Quando estiver a ficar dourado, junta o ananás e a manteiga e deixa caramelizar. Retira do lume e deixa arrefecer.


Desenforma a pannacotta e cobre com o ananás!




Não te parece bem?



Obrigada a ti Elisabete, por fazeres desafios tão interessantes, empolgantes, entusiasmantes..... dando a conhecer produtos nossos e incentivando quem, como nós, gosta de criar !



Observações:

Eu compro a erva principe num supermercado asiático no Martim Moniz em Lisboa e congelo para ter sempre disponível . Cada vez que lá vou, compro lime-kefir,  pasta de caril vermelho, de caril verde e algumas especiarias, folhas de papel de arroz e massas japonesas. Como não fica perto de casa, compro quantidade que dê para algum tempo. Podes congelar a erva príncipe e a lime-kefir .













segunda-feira, 9 de maio de 2016

Trufas energéticas de Cacau e Amêndoa



Hoje não me vou alongar muito sobre estas trufas. Vou só dizer que ficaram maravilhosas. Ah..... e que são saudáveis; e que nos dão energia; e que o difícil é comer só uma..... A receita veio do livro " As Delicias de Ella",  da Ella Woodward. Mais uma testada e aprovada. Até agora, este livro só me trouxe boas receitas.
Estas foram feitas a pensar naquelas ocasiões em que os miúdos pedem um doce. Já comeram e gostaram, por isso vão fazer parte dos snacks cá de casa ( sem exagero, é claro)!



Trufas energéticas de Cacau e Amêndoa

Ingredientes:
( para cerca de 20 trufas)

200 gr de amêndoas com pele
400 gr de tâmaras 
4 ch sopa de cacau cru em pó
2 ch sopa de manteiga de amêndoa
2 ch sopa de óleo de coco
2 ch de sopa de sementes de chia

Coloque as amêndoas no processador de alimentos e bata durante uns 30 segundos, até estarem bem trituradas.
Adicione as tâmaras sem caroço e os restantes ingredientes. Junte também 2 ch de sopa de água. Triture tudo até ter uma massa homogénea e pegajosa.
Molde 20 bolinhas.
Leve-as ao congelador durante 1 h para consolidarem. Pode passa-las por cacau cru em pó, frutos secos triturados ou simplesmente deixá-las assim.
Guarde-as numa caixa hermética no frigorifico.

Nota: Se não tiver amêndoas, pode utilizar qualquer outra oleaginosa. Pode acrescentar também maca para acrescentar ainda mais vitaminas e minerais a esta receita.






sexta-feira, 6 de maio de 2016

Chocolate Chip Cookies



É tão fácil fazer bolachinhas em casa. É só ter os ingredientes certos, escolhidos por nós, reduzir a quantidade de açúcar ( ou mesmo substitui-lo por um adoçante mais saudável ) e temos umas bolachas mais saudáveis e económicas. Sim, mais económicas pois mesmo contabilizando o gasto de electricidade ou gás do forno , ficam sempre mais em conta do que as de supermercado. De cada vez que faço bolachas, acabam sempre por render à volta de 30. 
Seleciono farinhas biológicas ( sim, são mais caras!) e a culpa de comer uma bolachas não é tão grande.
Mas esta é uma receita para aqueles dias em que nos apetece bolachas e mais bolachas ( sem querer saber da linha). Ficam estaladiças, saborosas e aquelas pepitas de chocolate são de chorar por mais!



Chocolate Chip Cookies
( receita da chef Rita Nascimento- La Dolce Rita)

Ingredientes:
(para cerca de 30 bolachas)


250gr de farinha T55 sem fermento
110 de açúcar + 140 gr de açúcar amarelo ( eu só usei este último)
140 gr de manteiga
1 ovo
1 ch de chá de extrato de baunilha
1 ch de chá de fermento
1/2 ch de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
150 gr de pepitas de chocolate

Liga o forno nos 180º e forra 2 tabuleiros com papel vegetal.
Bates a manteiga amolecida com o açúcar durante uns minutos até formar um creme. Adiciona o ovo e a baunilha e bate muito bem para ficares com um creme fofo.
De seguida, acrescentas os secos e bates só até estarem incorporados. Por fim, juntas as pepitas de chocolate!
Com uma colher de gelado, retiras bolas da massa e pões bem espaçadas nos tabuleiros. Vão ao forno durante uns 10m ou até estarem douradinhas. 
Quando as retirares do forno elas ainda vão estar um pouco moles, mas à medida que vão arrefecendo na grelha, vão ficando estaladiças e viciantes e não vais conseguir comer só uma !!