sábado, 21 de novembro de 2015

Sonhos de Leite









Esta receita foi-me dada pela minha amiga Paula, que é uma cozinheira de mão cheia. Parece-me que é uma receita da Bimby, mas como eu não tenho esta máquina, fi-la mesmo à mão. O Natal está quase à porta e já me apetece fazer experiências. 
Estes sonhos são perfeitos para esta altura, sabem mesmo a Natal. Fáceis de fazer, dobrem a receita porque a quantidade que indico só rendeu 15 e cá em casa desapareceram num instante.





Sonhos de Leite

Ingredientes:
( rende 15)

250 ml de leite
50 gr de manteiga
1 ch de sopa de banha
1 casca de limão e outra de laranja
raspa de um limão
1 pau de canela
1 ch de chá de açúcar
1 pitada de sal
170 gr de farinha
1 ch de sobremesa de fermento ( ou uma de chá mas bem cheia)
4 ovos grandes
óleo para fritar
açúcar e canela para polvilhar

Leve o leite ao lume com as cascas de laranja, de limão (  mais as raspas deste), o pau de canela, a manteiga, a banha, a pitada de sal e  o açúcar. Mexa até a manteiga estar dissolvida. Quando começar a ferver baixe o lume retire as cascas e o pau de canela e junte a farinha com o fermento toda de uma só vez. Mexa bem até formar uma bola. A esta massa chama-se massa choux. Transfira para a cuba da batedeira e deixe arrefecer durante uns 15 a 20m.
Comece a bater a massa com a pá de amassar e junte os ovos, um a um. Adicione cada ovo só quando o anterior estiver bem ligado na massa.
Deixe a massa repousar durante uns 15m.

Aqueça o óleo e frite colheradas . Quando as bolinhas de massa começam a vir ao de cima comece a picá-las com um palito. Volte a picá-las quando as volta. Deixe-as fritar até ficarem douradas. Escorra-as em papel de cozinha e passe-as por açúcar e canela.

Ficam deliciosas quentes ou frias. Aqui em casa todos nós adorámos, até o mais pequenino que é mais esquisito com os doces.

E o Natal está quase a chegar !!!!








quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Pudim de Peixe



Esta é uma receita muito simples que tanto serve de entrada quando se tem um grupo de amigos, como serve de refeição principal. É uma receita que a minha irmã faz muito bem. É dela a receita e já tem uns anos. Quando se tem peixe congelado, faz-se num instante. Os meus filhos comem muito bem peixe, mas se por acaso tiver uma criança mais avessa a comer peixe, esta é uma maneira de o disfarçar e a criança comerá sem protestar. Penso que se juntar brócolos cozidos e desfeitos com um garfo, ficará igualmente delicioso!
Vá experimentando adicionar verduras que agradem tanto a miúdos como a graúdos. Eu gosto assim desta versão mais simples!



Pudim de Peixe


Ingredientes:
(serve 6)

6 lombinhos de pescada congelados
3 cenouras
350 gr de batata palha
8 ovos médios
1 ramos de salsa picada
sal e pimenta

Coza as cenouras em água e sal e quando  estiverem quase cozidas junte a pescada. Deixe cozer por 5m. 
Escorra e esmague com um garfo as cenouras e a pescada. Envolva tudo muito bem . Junte a batata palha e a salsa e volte a envolver. 
Bata os ovos e tempere-os com um pouco de sal e pimenta. Numa frigideira, aqueça um fio de azeite e junte o ovos. Mexa-os mas não os deixe cozinhar muito. Só levemente cozinhados. Misture-os no preparado de peixe.
Barre uma forma de buraco com manteiga ou com óleo e polvilhe-a com pão ralado. Deite o preparado na forma e calque para uniformizar.
Leve ao forno aquecido nos 180º durante uns 15m.
Ao fim desse tempo, retire o pudim do forno e desenforme-o.
Está pronto a servir com uma salada.