domingo, 1 de março de 2015

Bolo de Mandioca e Coco



A mandioca, aipim ou macaxeira são os termos conhecidos para esta raiz nas várias regiões do Brasil. Não foi uma viagem até à lua, como indica o livro, mas sim até este país onde este bolo é quase património gastronómico .

Fonte de fibras e isenta de glúten, a mandioca não provoca uma digestão "pesada". Rica em carboidratos ( atenção à dieta!!) torna a digestão mais lenta, como tal sacia durante mais tempo. 
Como não tem glúten, poderá estar presente na alimentação dos celíacos, sendo bastante versátil uma vez que a tapioca e o polvilho, utilizados em diversos pratos ( tanto doces como salgados) provêm dela. A sua utilização em diversas receitas daria um livro.
Conhecem o pão de queijo? É feito com o polvilho azedo que vem da mandioca!!

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, já esta raiz fazia há muito parte da alimentação dos povos nativos. De fácil cultivo, dando-se nos solos mais pobres, rapidamente foi levada para outros cantos do mundo. Hoje, é a Nigéria o seu principal produtor, logo seguido do Brasil.

Mas passemos à receita que hoje vos trago. Este bolinho fica húmido e com um sabor a coco muito bom!!!
Não esperem que ele cresça. Não leva farinha nem fermento. Não é um bolo fofo. É mais uma queijada. Fica mesmo bom! E se tiverem alguém conhecido que seja intolerante ao glúten, façam o favor de partilhar a receita!



Bolo de Mandioca e Coco 



Ingredientes:

4 chávenas de mandioca cozida e triturada
1 cháv e meia de açúcar
4 ovos
2 colheres de sopa de manteiga derretida
100 gr de coco ralado
200 ml de leite de coco

Pré aqueça o forno nos 170º. Unte uma forma baixa com manteiga e farinha ( eu uso spray desmoldante).
Num tacho, coloque 2 pedaços grandes de mandioca descascada a cozer, durante uns 10m.
Quando a faca entrar na mandioca uns 2 cm, está no ponto. Escorra e rale-a ou triture-a. Eu ralei-a, mas para a próxima irei tritura-la completamente para não se sentir os pequenos pedaços de mandioca
Meça 4 copos de mandioca para um alguidar. Junte-lhe os ovos e bata. Acrescente o açúcar e mexa até este estar dissolvido. De seguida, junte a manteiga e o coco ralado. Mexa muito bem. Por fim, deite-lhe o leite de coco e mexa de novo. O leite de coco é sempre o último ingrediente.
Não bati na batedeira, fiz à mão. Se quiser utilizar a batedeira, bata na velocidade mais baixa pois não é uma massa para ser muito mexida.

Verta a massa na forma e leve ao forno por 40m e não mais. Não vale a pena espetar o palito pois ele sairá molhado. Quer-se um bolo húmido e como tal não se pode deixar cozer muito, só até dourar.

Espere uns 10m e desenforme para um prato de servir.

Já estou com água na boca só de estar a escrever estas linhas! O cheirinho que ficou cá em casa é espantoso!
Experimentem!! 








Sem comentários:

Enviar um comentário