domingo, 31 de agosto de 2014

Bolinhos de Amêndoa e Gila







Eu tenho um armário cheio de compotas, que vou fazendo durante o ano. Umas para oferecer no Natal, outras para nós, outras porque tenho demasiada fruta e não quero deixar estragá-la.... enfim! Vão ficando no armário, até terem destino!

Tenho alguns frascos de doce de gila. Não é um doce que eu aprecie muito, mas face a me terem dado gilas, eu tinha de o fazer. O meu marido gosta muito e a gila aliada à amêndoa, fica muito bem. Esta é uma receita repetida. Já fiz um bolo grande mas desta vez preferi fazer vários. Uma receita simples, muito fácil de fazer. Ficam muito bonitos, acreditem!

Passemos à receita!

Bolinhos de Amêndoa e Gila

Ingredientes:

6 ovos
250 gr de açúcar
250 gr de amêndoa moída
250 gr de doce de gila

Bata muito bem os ovos inteiros com o açúcar. Junte a amêndoa e por fim o doce de gila. 
Coloque numa forma barrada com manteiga e forrada com papel vegetal, ou então em formas individuais barradas com manteiga ( eu uso spray culinário que é muito mais prático).
Leve ao forno pré-aquecido a 180º, durante 35/40m, se for um bolo grande, 20m se forem pequenos.

Não é uma receita rápida e simples de se fazer?



segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Frozen Yogurt de Pêssego





Um saco cheio de pêssegos. Muitos.... Pequeninos. Biológicos!!!
Como estamos no Verão, vamos lá fazer um gelado! Sem ovos, com poucas natas e pouco açúcar!
Vamos experimentar?

Frozen Yogurt de Pêssego

Ingredientes:

3 chávenas de iogurte natural grego 
1 chávena de natas
1/4 chávena de mel ( xarope de agáve ou de ácer também são alternativas ao mel)
100 gr de açúcar
2 ch chá de extrato de baunilha ( ou uma colher de café de pasta de baunilha)
15 pêssegos pequeninos ( ou 6 se forem grandes)

Pele e tire o caroço aos pêssegos. Reserve 2 ou 3 e parta-os em pedacinhos pequenos. Os restantes, reduza-os a puré.

Bata as natas até ficarem fofas, junte-lhes o açúcar e o mel. Junte o iogurte, o puré de pêssego e a baunilha. Mexa só para combinar e ponha na máquina de fazer gelados durante 25m. Junte os pedaços de pêssego e deixe a máquina trabalhar mais 2m.

Ponha no congelador.
Como fica um gelado rijo, convém tirar 10m antes de servir do congelador.

Fácil de fazer, certo?





sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Cheesecake de Coco e Lima










Há combinações que resultam muito bem. Há uns tempos atrás, descobri uns iogurtes  de coco e lima. Adorei esta conjugação de sabores frescos, saborosos, intensos... enfim...  Comecei logo a imaginar como é que poderia transformar estes sabores numa sobremesa!
Cheesecake ? Simmm, gritaram os meus diabinhos interiores!!
Mas um cheesecake só para nós cá de casa é muito. Fica uma sobremesa grande. Dá, à vontade, para umas 12 a 15 pessoas. Tive de esperar..... por  um jantar de amigos, claro!

O toque subtil do coco com o perfume da lima fazem uma combinação perfeita.




Passemos à receita!

Cheesecake de Coco e Lima

Ingredientes:


Para a base:

100 gr de bolacha digestiva

40 gr de manteiga derretida

Para o recheio:


3 pacotes de cream cheese ( queijo creme) à temperatura ambiente

1 pacote de natas
1 lata de leite de coco
1 lata de creme de coco
250 gr de açúcar
5 ovos grandes à temperatura ambiente
Sumo e raspa de 2 limas

Para o Curd de Lima:

raspa e sumo de 2 limas

2 ovos
150 gr de açúcar
50 gr de manteiga

Preparação:

Aquecer o forno nos 180º.

Forre uma forma de aro com papel de alumínio. Tenha cuidado para não furar o alumínio para a água do banho-maria em que é cozido não entrar para o bolo.
No robot de cozinha, triture as bolachas e junte a manteiga derretida.
Forre o fundo da forma com a bolacha, calque bem e leve ao forno por 10 a 12m.

Entretanto, faça o recheio .  Bata bem o cream cheese com a batedeira até estar um creme liso. Junte o sumo e a raspa das limas, as natas, o leite e o creme de coco e volte a bater bem. Junte o açúcar e por fim os ovos, um a um.
Coloque este creme em cima das bolachas já frias.

Num tabuleiro, ponha a forma e junte água a ferver para que o cheesecake coza em banho-maria.
Leve ao forno, baixe para os 170º e deixe cozer durante 1h/ 1h30 ( depende do forno- quando ao toque o bolo estiver firme, apague o forno). Abra um pouco a porta e deixe ficar uns 20m lá dentro.
Retire o tabuleiro. Tire a forma da água ( cuidado para não se queimar) e deixe ficar na forma. Ponha no frigorifico quando já estiver frio. Deixe durante a noite ou pelo menos durante umas horas.

Para o curd de Lima:

Num tachinho, coloque o sumo e a raspa das limas. Junte o açúcar e a manteiga aos cubos e deixe derreter mas sem ferver.

Retire do lume e junte os ovos batidos. Misture bem e leve novamente ao lume até engrossar, mexendo sempre. Deixe arrefecer e coloque por cima do cheesecake frio.
Decore e leve novamente ao frio.

Bon appetit !!




























terça-feira, 12 de agosto de 2014

Compota de Tomate



Adoro ir à horta regar. Quando a água cai sobre as folhas dos tomateiros, o ar enche-se de um perfume fresco, que se mistura com o cheiro da terra molhada.
Sabiam que o tomate é um fruto? Sim, não é um legume, é um fruto! 
Quando era miúda, adorava pintar os lábios com doce de tomate!! A minha vizinha do lado, todos os anos nos dava uma generosa tigela deste doce. Eu pegava numa colher pequenina e literalmente besuntava a boca toda ( coisas de miúdas que adoram cor de rosa e de usar os saltos altos da mãe!!!).

Os meus tomateiros, estão carregados destes pequenos mini-tomates chucha. Muita saladas se têm feito por aqui com eles. Mas o meu vizinho agricultor tem sempre pena da minha horta e como tem legumes de sobra, deu-nos dois grandes sacos de tomates.
Tive de fazer esta compota. Tanto tomate, merecia um fim docinho!

Fiz assim:

Compota de Tomate

Para um kg de tomate pelado e escorrido de sementes utilizo 600 gr de açúcar 
2 cascas de limão ( só a parte amarela)
1 pau de canela

Numa taça com água bem quente, escaldam-se os tomates. Desta maneira, a pele retira-se muito facilmente. Apertam-se entre as mãos para sair o excesso de água e as sementes. Eu gosto de ver algumas sementes no doce, daí não as retirar na totalidade.
Num tacho de fundo grosso, colocar o tomate pelado, o açúcar, as cascas de limão e o pau de canela.
Deixe ferver em lume alto. Quando ferver, baixe um pouco o lume. Não tape o tacho. Atenção que se o lume estiver muito alto, o doce começará a espirrar.
Vá retirando a espuma que se forma em cima do doce.
Ao fim de 35m, retire para um pires frio um pouco do doce. Deixe arrefecer e passe o dedo. Se formar uma estrada, estará no ponto. O tempo que leva a apurar, depende do tomate ter muita ou pouca água. Vá fazendo o teste do ponto de estrada regularmente, para não deixar ferver de mais.
Quando estiver no ponto, triture um pouco ( eu gosto de sentir os pedaços de tomate, por isso não trituro muito).
Deite o doce em frascos previamente esterilizados. Feche-os e vire-os de cabeça para baixo até arrefecerem ( no mínimo 30m). Irá criar um vácuo natural.

Esta compota aguenta bem de um ano para o outro. 
Esta é altura de a fazerem para oferecer no Natal. 

Notas:

Para esterilizar os frascos, coloque uma panela grande com água ao lume. Quando esta ferver, ponha os frascos e as tampas durante 10m a esterilizar.
Escorra-os sobre um pano limpo e encha-os com a compota acabada de fazer.

Se tiverem uma horta ou um vizinho que vos oferece kg de tomates biológicos, façam este doce. Se não tiverem... façam na mesma. Vale sempre a pena comer um doce caseiro.



quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Mil Folhas de Morango e Mirtilos



Tinha esta receita na minha lista de "must do" há muito tempo e antes que acabem os morangos, resolvi meter mãos à obra.
É relativamente fácil de fazer e se tivesse deixado o glacé um pouco mais liquido, o resultado final seria mais bonito. Mas mesmo assim, partilho convosco a receita e as fotografias ( apesar de não as achar nada de especial...)!

Mil Folhas de Morango e Mirtilos

1 placa de massa folhada rectangular ( do Lidl), dividida em 3

Pré-aqueça o forno nos 200º.
Corte a massa em 3 rectângulos, transfira-os para 2 tabuleiros. Pique a massa com um garfo e cubra-a com papel vegetal e com uma travessa por cima para que a massa não cresça com o calor. Passados 7m de estar no forno, retire a travessa e o papel vegetal e deixe dourar.
Retire do forno e deixe arrefecer.

Para o creme de Pasteleiro ( ou crème patisserie)

550 ml de leite
1 vagem de baunilha
100 gr de açúcar
4 gemas
3 ch de sopa ( rasas) de farinha maisena
3 ch de sopa (rasas) de farinha custard
2 ch de sopa de manteiga

Leve o leite com a vagem de baunilha aberta ao meio e as sementes raspadas ( com a ponta de uma faca, raspe todas as minúsculas sementinhas da vagem e coloque-as no leite). Deixe ferver em lume brando.

Na taça da batedeira, junte as gemas com o açúcar e bata bem até ficar cremoso. Junte a maisena e a custard e bata bem até a massa estar homogénea.
Quando o leite ferver, junte metade na mistura de ovo e mexa até estar incorporado na massa. Junte esta mistura ao leite que está no tacho e leve novamente ao lume brando. Mexa sempre. Em aproximadamente 5 m a mistura estará espessa devido ao cozimento das farinhas. Nessa altura, junte a manteiga e mexa até estar dissolvida.
Retire para um pirex e cubra com película aderente ( esta deverá estar em contacto com o creme para a parte de cima não ficar mais espessa que o resto).
Deixe arrefecer.

Glacé

1 clara de ovo
100 gr de açúcar em pó
umas gotas de sumo de limão
1 ch de chá de corante alimentar, de cor vermelha

Numa tigela, bata a clara com um garfo e vá juntando o açúcar peneirado. Junte umas gotas de sumo de limão. O glacé deverá ficar um pouco liquido ( o meu não estava e se o vermelho estivesse mais liquido e efeito mosaico teria ficado mais vincado).
Retire uma ch de sopa deste glacé e misture o corante vermelho. Reserve.


Montagem do Mil Folhas

No prato de servir ponha uma placa de massa folhada. Com a ajuda do saco de pasteleiro, cubra com creme e recheie com morangos e mirtilos. Ponha nova camada de creme. 
Em cima, coloque a 2ª placa de massa folhada. Repita o recheio. Por fim, coloque a última massa folhada e cubra com o glacé. 
Faça uns riscos no sentido do comprimento com o glacé vermelho ( eu fiz um pequeno cone em papel vegetal, onde coloquei o glacé - assim é fácil fazer um risco certo). Com um palito faça uns riscos no sentido da largura, começando de cima para baixo e depois de baixo para cima.

Enfeite com morangos e mirtilos!

Leve ao frio durante umas 2h.







segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Pão com Chouriço




É tão fácil de fazer um pão caseiro. Na máquina ou à mão, não há mesmo desculpa para não termos pão quentinho a sair do nosso forno.
Este é com chouriço! Quem é que não gosta de pão com chouriço?

Este foi amassado na máquina, mas se tiverem batedeira, é só pôr as pás de amassar e deixarem a máquina trabalhar por 10m, para activar o glúten da farinha. Tapar com um pano ou película aderente e deixar levedar num sitio quente durante 1h30m.

Pão com chouriço

Fiz assim:


Ingredientes:


400 gr de farinha de trigo tipo 65

100 gr de farinha de centeio
330 ml de água
4 gr de fermento de padeiro seco
6 gr de sal
30 ml de azeite

1 chouriço de carne

Na cuba da máquina, coloque primeiro a água, o azeite e o sal. Em seguida, junte as farinhas e por fim o fermento ( se fizer à mão, misture as farinhas com o sal e o fermento, abra um buraco no meio e junte água morna (para activar o fermento), o azeite e amasse durante 10m).
Selecione o programa de amassar. Quando terminar, coloque a massa na bancada enfarinhada. Vá tirando bolas e estenda-as com o rolo da massa, de forma rectangular.
Recheie com rodelas finas de chouriço e enrole.
Coloque os pães num tabuleiro salpicado de farinha ou sêmola de milho. Com uma faca afiada dê-lhes 3 cortes em cima.
Deixe-os repousar mais 30m, enquanto aquece o forno nos 220º.
Leve-os ao fornos até estarem cozidos, com um aspecto dourado. O pão está cozido quando pega nele e lhe bate por baixo e ele emite um som oco.
Agora é só comer, assim quentinho!

É simples, não é?




Limonada Com Morangos




Agora que temos dias mais quentes e lanches com os amigos, esta é uma bebida que satisfaz tanto as crianças como os mais velhos.
Eu sempre adorei limonada, aliás tudo o que tem limão é perfeito para mim!
Esta tem um twist. Com o doce dos morangos, além de ficar bonita, também fica menos ácida.
Vamos lá fazer uma bela limonada?


Limonada com Morangos:


Fiz assim:


8 limões
8 morangos
200gr de açúcar
2 l de água
Folhas de hortelã

Esprema o sumo dos limões , reserve a casca de 1. Triture esta com os morangos e 1 copo de água quente onde se derreteu o açúcar ! Coe para um jarro, junte o sumo e a restante água fria e coloque no frigorifico até estar bem fresca. 
Junte gelo e folhas de hortelã !