terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Molotof




Esta sobremesa, apesar de assustar muita gente , não tem nada que saber. É só seguir os passos exactos e sai sempre bem. Tinha dois frascos de claras congeladas e mesmo depois de ter feito a Pavlova de Framboesas e Romã, sobraram-me muitas. Entre farófias e molotof, resolvi-me por este último!! Com doce de ovos, claro!!! O meu ficou bem amarelo porque os ovos são caseiros e a gema tem uma cor bem viva!

Aqui vos deixo a receita:

Molotof

Ingredientes:

12 claras
12 colheres de açúcar ( 1 por cada ovo)
um fio de caramelo

Para o doce de ovos:

5 gemas
50 ml de água
5 ch sopa de açúcar ( 1 por cada gema)

Barre uma forma de buraco com manteiga. Reserve. Aqueça o forno nos 180º.
Bata as claras em castelo. Quando já estiverem batidas junte o açúcar, colher a colher. Bata até formar um merengue. Por fim, acrescente um fio de caramelo ( pode juntar mais se gostar do molotof mais escuro e mais doce).
Verta o merengue para a forma, alise-o com uma colher e bata com a forma na bancada para as bolhas de ar saírem.
Leve-o ao forno por 12/13m ( um minuto por cada clara).
Desligue o forno e deixe-o ficar lá dentro. NÃO abra a porta do forno. Retire-o só quando o forno já estiver arrefecido.
Desenforme-o para um prato fundo.

Para o doce de ovos, coloque a água numa caçarola e deixe-a ferver. Junte o açúcar e mexa para o derreter. Baixe o lume. Junte as gemas desfeitas e mexa bem até ter um creme espesso. Retire-o para um recipiente frio e mexa mais um pouco para o arrefecer e parar a cozedura. Quando estiver mais frio, coloque-o por cima do molotof e decore-o com lâminas de amêndoa tostada ou nozes partidas!!






Sem comentários:

Enviar um comentário