sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Pão 4 cereais




Estou sempre a pensar que tenho de mudar os hábitos alimentares cá de casa. Apesar de sermos adeptos da cozinha mediterrânica, gostava de eliminar por completo o leite de vaca que a minha filha adora, os doces ( impossível...), açúcares e farinhas refinados!
O meu filho acaba de vir de uma semana com uma estomatite aftosa, ou seja, tem aftas até à garganta, pouco come, pouco bebe  e pouco dorme....
Apesar de não haver uma causa concreta, crê-se que a alimentação pode ser uma razão!
Apesar de só beber leite de soja, este também está todo alterado devido às alterações genéticas a que a soja está sujeira!!!! O médico só aconselha o leite de amêndoa, de aveia ou de arroz. Já experimentou os 2 primeiros e nunca fez cara feia ( tem 7 anos, já sabe o que gosta e o que não gosta!!). O leite de arroz e quinoa com chocolate  também foi aprovado.
Nada de farinhas refinadas, diz o médico! E agora? Ou compro o pão na loja de produtos naturais ou o faço.
Como até gosto de fazer pão, meti mãos à obra!!

Se for celíaco, substitua a farinha de trigo e de centeio por farinha de arroz. Utilizei pela primeira vez, trigo mourisco ou sarraceno , que de trigo só tem o nome, porque de facto, são umas sementinhas ricas em proteína e ferro, isentas de glúten!

Este pão ficou muito agradável . Não vou mentir e dizer que é como os pães de padaria, fofos e que se desfazem na boca, mas é um pão saudável feito só com fermento e farinhas biológicas! E para mim, é o bastante. Fica mais tempo no estômago, como tal sacia por mais tempo também.

Mais uma tentativa que correu bem!


Aqui vos deixo a receita!


Pão 4 Cereais

Ingredientes:

370 ml de água tépida
250 gr de farinha de trigo
50 gr de farinha de grão
100 gr de farinha de centeio
100 gr de farinha de trigo sarraceno
1 e 1/4 ch chá de fermento
1 ch chá de sal
2 ch sopa de mel
2 ch sopa de sultanas ( opcional)
sementes de chia e de linhaça
sementes de sésamo e de girassol para decorar

Na cuba da máquina de fazer pão, coloque a água e as sementes de chia e de linhaça. Deixe que elas absorvam a água durante 10m e só depois coloque o sal, o mel, as sultanas e as farinhas. Por fim, coloque o fermento.
Selecione o programa "amassar".
No fim desse tempo, coloque a massa numa forma de bolo inglês forrada com papel vegetal, salpique com farinha, um pouco de água e as restantes sementes. Leve ao forno pré-aquecido nos 220º.
Ao fim de 10m, baixe para os 200º. Dentro de 30m estará cozido.
Retire para uma grelha de arrefecimento.   


Sem comentários:

Enviar um comentário