quinta-feira, 10 de julho de 2014

Bolachas de Chocolate e Alfarroba




Há cerca de dois anos, comecei a interessar-me pela alfarroba depois de a minha mãe me trazer uns quilos do Algarve.
Iniciei-me pelo licor. Hoje, é o preferido dos meus amigos. Hei-de trazer-vos a receita. Prometo!
A minha amiga Paula, sabendo do meu gosto pela alfarroba, além da vagem, trouxe-me também uma caixa cheia de farinha deste fruto. Depois de torrada, é moída , ficando uma farinha não muito fina.
Pensei em fazer um bolo ( ainda penso....), mas decidi-me por umas bolachinhas pois tenho duas crianças que adoram bolachas!!! Casei a alfarroba com o chocolate pois a alfarroba já tem um sabor achocolatado, o que só vem intensificar o sabor do próprio chocolate.

A alfarroba, originária do Mediterrâneo e Médio Oriente, foi trazida para Portugal e Espanha pelos Árabes.
Como é doce, minimiza o uso de açúcar nos doces ( tem entre 48% a 58% de açúcares: frutose, glucose e sacarose), é muito rica em cálcio, contendo ainda fósforo e proteína.
Pode ser o substituto do cacau ou do chocolate em caso de regimes de dieta, porque apesar de ser rica em açúcares naturais é paupérrima em gordura.
Não contém glúten sendo ideal para os celíacos ( pão de alfarroba).
Como vêem, os benefícios são muitos. Utilizem-na!
Torta de alfarroba com recheio de doce de ovos é excelente! Também a hei-de trazer aqui!!

Ah, e sabiam que Portugal é o maior produtor mundial em termos de valor? É verdade!

Bolachas de Chocolate e Alfarroba

Ingredientes:
250 gr de chocolate
250 gr de manteiga sem sal ( eu usei Vaqueiro)
100 gr farinha de alfarroba
350 gr farinha de trigo ( se for sem fermento adicionar 1 ch de sobremesa de fermento)
uma pitada de sal
150 gr de açúcar amarelo
2 ovos
Derreta o chocolate com a manteiga e a farinha de alfarroba.
Na batedeira , bata os ovos com o açúcar, junte o chocolate já um pouco arrefecido e os restantes ingredientes. Deixe bater durante 2 a 3 minutos.
Ponha a massa no dispara- biscoitos e faça as bolachinhas directamente no tabuleiro forrado com tapete de silicone ou papel vegetal. Vão a cozer em forno pré-aquecido a 180º, durante 7m.
Esta massa é perfeita para o dispara- biscoitos. Foi a melhor que encontrei até hoje. Fica molinha mas sai mto bem.
Se não tiver dispara-biscoitos, junte um pouco de farinha só até conseguir estender a massa com o rolo da massa e poder utilizar os cortadores de bolacha.

Sem comentários:

Enviar um comentário